sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Campanha Outubro Rosa

Oi genteeeee, tudo bem?

Vocês sabem o que é o movimento “outubro rosa”? Qual é o seu significado? E como surgiu? Não? Então vem comigo que vou contar tudo agora!!



O movimento outubro rosa é uma campanha criada em Nova York nos Estados Unidos, em 1990, seu objetivo é compartilhar informações sobre o câncer de mama e conscientizar toda a população sobre a importância da detecção precoce da doença.

O símbolo dessa campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e foi distribuído na primeira corrida de sensibilização do câncer de mama.



Mas, porque a cor rosa?
A cor rosa é conhecia internacionalmente como uma cor feminina por ser delicada e fofa, contendo também características como suavidade, beleza, romance e fragilidade, que são geralmente atribuídas às mulheres.

Talvez a escolha da cor possa ter vindo justamente dessa ligação que muitas pessoas fazem de que o rosa é uma cor feminina.

E porque em outubro?
Foi o Congresso dos Estados Unidos quem determinou que fosse outubro o mês de prevenção desta doença (não sabemos ao certo o motivo desta escolha).
Durante este mês são feitas varias atividades que pretendem promover a campanha contra o câncer de mama e fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce.

Muitas cidades iluminam seus monumentos públicos com a cor rosa para dar maior destaque ao mês em forma de apoio à luta das mulheres contra a doença.

No Brasil, o primeiro sinal do movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Anos depois o movimento ganhou força e varias cidades brasileiras foram iluminadas como forma de chamar atenção para a saúde da mulher.



A principal forma de se prevenir é manter uma alimentação saudável e balanceada, evitando alimentos industrializados e bebidas alcoólicas, e praticando exercícios físicos regularmente.



Atenção: Previna-se e não deixe de visitar seu medico regularmente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário